Hoje vamos falar mais sobre a estrutura do e-commerce e sua importância no mercado atualmente. Vamos explicar melhor sobre a migração do varejo para loja online e como os profissionais da área auxiliam no processo de desenvolvimento de um projeto como este.
O e-commerce é uma modalidade do setor comercial onde produtos são negociados virtualmente e as transações são feitas por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas. Vários fatores influenciaram o crescimento do comércio digital no Brasil a partir de 2011 como a disseminação de smartphones e maior acesso à Internet. Confira alguns dados recentes a respeito
- Segundo uma renomada plataforma de e-commerce brasileira, houve um aumento significativo no número de empreendedores que comercializam seus produtos virtualmente.
- A EBIT, organização que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores ativos, informou que o segmento deve movimentar 53 bilhões em 2018.
Obviamente, uma loja virtual demanda autoridade no mercado. Isso porque o consumidor geralmente sente receio de riscos habituais como disponibilizar dados bancários na Internet ou confiar que o produto entregue será realmente como descrito.
Porém, com a Identidade Visual adequada, elaborada por profissionais capacitados, a relação com seu público se tornará mais íntima e amigável, já que o objetivo é justamente agregar valor e credibilidade ao projeto, através de elementos equilibrados e versáteis. Além disso, é importante pontuar que a Identidade de uma marca será carregada por toda sua trajetória e expor o conceito do negócio através de marketing e design é fundamental para conquista de resultados positivos.
Portanto, garantir sua reputação no mercado digital significa apresentar um projeto esteticamente agradável, onde é possível perceber a atenção que foi direcionada ao setor publicitário, mas acima de tudo oferecer segurança ao usuário através de medidas assertivas, bem como:
- respeitar sempre o prazo de entrega informado no site
- disponibilizar informações completas sobre os preços (à vista ou a prazo)
- utilizar meios seguros de pagamento
- apresentar políticas claras sobre troca e devolução de produtos
- disponibilizar a confirmação da compra e o acompanhamento do pedido de maneira fácil
- realizar suporte ao cliente
MIGRAÇÃO DO VAREJO PARA LOJA VIRTUAL
Iniciar um novo projeto é sempre desafiador. Existem obstáculos, dificuldades e tropeços ao longo do caminho. No entanto, a migração do varejo para loja virtual está cada vez mais usual e conhecer as demandas que esse mercado possui é uma excelente forma de obter bons resultados futuramente.
A etapa mais importante na migração é o planejamento estratégico. Ele define qual o publico-alvo, quais os benefícios e diferenciais você pode oferecer, os recursos financeiros que você dispõe, questões tecnológicas, desempenho da plataforma, transporte e armazenamento (estoque), além das permissões legais.
O planejamento precisa estar interligado entre a comunicação externa com o público e o cenário digital. A grande vantagem dessa etapa é se manter organizado e possuir total controle de ação sobre novas tomadas de decisões.
Quais as ferramentas indicadas?
Você possui uma loja física e deseja transferir o negócio para o ambiente digital, certo? Com o suporte de especialistas, é possível avaliar qual a melhor opção no mercado. Existem licenças disponíveis prontas para uso ou você mesmo pode desenvolver uma plataforma de venda.
Investir em marketing digital é mesmo necessário?
Bom, se você pretende alavancar suas vendas e alcançar o retorno financeiro esperado, o marketing digital é essencial e não deve ser ignorado. Isso porque campanhas em mídias online possuem alto impacto sob os usuários, devido sua comunicação acessível e dinâmica.
E quanto as questões técnicas?
Uma agência especializada pode auxiliar nesse item, através de consultorias e gestão de estoque. A interface de venda precisa estar integrada ao estoque da empresa. Dessa forma, você evita erros no site e melhora a experiência do usuário, fidelizando ao máximo o público-alvo.
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Nós, da Web Vikings, somos uma agência de Curitiba especializada em Marketing Digital que oferece todo suporte e criação de plataformas e-commerce para seu negócio “decolar”. Acreditamos que um sistema de venda só conquista grande quantidade de tráfego e conversões através de planejamento estratégico e atendimento personalizado.
Existem elementos técnicos que devem ser realizados por profissionais qualificados, como o design e a programação, além da otimização de conteúdo para mecanismos de busca. A Web Vikings entende as necessidades do mercado e busca resultados satisfatórios para seus clientes.
A migração de loja física para virtual pode levar tempo e exige certo esforço. Busque sempre pessoas competentes que entendem de tecnologia, administração e comunicação empresarial. Vale lembrar que 80% do varejo no Brasil ainda acontece pelo físico, portanto estruturar sua loja de forma correta é fundamental para conquistar solidez no comércio online.
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Artigo muito interessante, trabalhamos com e-commerce e realmente esta crescendo muito.