Você certamente já ouviu falar em Google Ads. Responsável por mais de 90% do faturamento anual da empresa, esta ferramenta corresponde ao maior serviço de publicidade online do mundo. Com o programa, é possível criar anúncios que aparecem em páginas relevantes do Google e na rede de sites associados – rede de display.

Se você não sabe por onde começar e sente dificuldade ao escolher a palavra-chave correta para suas campanhas, acompanhe este guia conosco. Nele, vamos explorar mais o conceito do Google Ads e explicar como você pode transformar cliques em vendas!

Afinal, como posso impulsionar as conversões do meu site?

Vejamos. Você possui uma loja física e pretende aumentar a receita através de um e-commerce. Logo no início, você decide investir em Ads mas percebe que o resultado não está atingindo as expectativas. Como melhorar a taxa de conversão?

1. Quanto mais específicas as palavra-chave, melhor

Existem três tipos de palavra-chave: de cabeça, corpo e cauda longa. No exemplo abaixo, você pode entender melhor a diferença entre cada um deles:

  • Se você pesquisar por “celulares”, receberá milhões de resultados de pesquisa.
  • Se você procurar por “celulares Moto”, você provavelmente terá centenas de milhares.
  • Se você pesquisar por “celulares Moto 2018”, terá modelos lançados este ano.

Palavras-chave de cabeça e corpo são totalmente genéricas, mas apresentam um volume de pesquisa considerável. Já palavras-chave de cauda longa são mais singulares e respondem pela maior parte do tráfego da web. Quanto mais longa a frase, mais específica ela é e menos resultados de pesquisa haverá quando as pessoas digitarem.

2. Pense como seus clientes

Coloque-se no lugar dos seus clientes. Se eles estão procurando por um produto ou serviço como o seu, quais palavras e frases eles digitariam no Google?

3. Procure variações da palavra-chave

Se você possui uma loja de aparelhos de informática e dispositivos móveis, pense em todas as variáveis para “celulares Moto 2018” por exemplo. Smartphones, telefones, aparelhos eletrônicos. Você pode até criar campanhas distintas com base em algumas palavras-chave bem específicas e alcançar um público maior, trazendo mais visibilidade para seu negócio.

4. Utilize o próprio recurso do Ads para escolher a palavra-chave

Se você possui uma conta no Ads, possivelmente já se deparou com o Keyword Planner, não é mesmo? Esse recurso disponibiliza uma série de sugestões, das quais você poderá escolher ou formular novas ideias, para palavras-chave de cauda longa, por exemplo.

5. Segmente o público por localidade

Seu anúncio será exibido apenas para os usuários que estiverem pesquisando resultados em uma área que você especificou. Dessa forma, você encontra clientes em potencial que realmente demonstraram interesse em seu produto.

Outras variáveis na hora de escolher a palavra-chave correta para campanhas Ads

A seleção de palavras-chave direciona os consumidores que visualizam seus anúncios e define as expectativas em torno dos serviços que você oferece ou dos produtos que você vende. Além da questão geográfica, você deve estar atento à *concorrência e sazonalidade*, por exemplo.
Realize promoções em datas comemorativas, trabalhe sempre para otimizar o seu orçamento e não deixe de buscar produtos e serviços de alta demanda.
É importante seguir as etapas com calma e estudar os fatores de mercado para alcançar resultados realmente satisfatórios com sua campanha, afinal ela proporciona uma segmentação eficaz de público-alvo e retorno financeiro satisfatório, já que a plataforma se baseia em desempenho.