Nosso artigo de hoje vai explicar o que é e como você pode utilizar o Google Ads ao seu favor. Também vamos apresentar seus recursos principais e como utilizá-los da melhor maneira. Você vai aprender como anunciar no Google e alcançar um público mais segmentado e direcionado ao seu nicho de atuação.

O que é Google Ads?

É simplesmente o maior serviço de publicidade online do mundo e corresponde a mais de 90% do faturamento anual (em torno de 37 bilhões) do Google. A ferramenta opera através de links patrocinados e seu objetivo é aumentar a visualização de determinada marca, por meio de campanhas criadas pelos próprios anunciantes.

Para gerar mais leads através do Adwords de forma estratégica e inteligente, o Google disponibiliza alguns recursos que otimizam os resultados de forma eficiente. Acompanhe abaixo, como tais recursos auxiliam no processo de divulgação online:

Rede de Pesquisa

são aqueles anúncios exibidos nas quatro primeiras posições do mecanismo de busca. Conhecidos também por anúncios pagos (diferentemente dos anúncios orgânicos — não pagos), as campanhas Rede de Pesquisa são compostas por grandes portais, sites do Adsense e sites pertencentes ao Google, como Google Play e Google Finance, por exemplo.

Rede de Display

composta por milhares de sites e destinos online de diversos segmentos — como o nytimes.com e o weather.com, por exemplo, páginas do Adsense — e também sites específicos do Google, como Gmail e Blogger. A função é justamente expandir o alcance das campanhas e seu nível de eficiência chega a 80%.

Google Shopping

voltado para o segmento de e-commerces, esse recurso possibilita a criação de campanhas específicas, onde é possível promover seu produto, intensificar o tráfego e gerar leads mais qualificados.

Youtube Ads

Integra a Rede de Display e exibe os anúncios em formatos não convencionais, como vídeos, banners ou Rich Media (anúncios dinâmicos que podem expandir, mudar de cor, etc)

Remarketing

permite atingir consumidores que já executaram uma ação dentro do site, como assinar a newsletter ou preencher um formulário de orçamento, por exemplo.

“Lookalike”

através desse recurso, é possível encontrar potenciais clientes com características parecidas aos seus atuais consumidores. Também chamado de “público-alvo semelhante”, o dispositivo é capaz de encontrar pessoas que tem interesses em comum ao seu grupo de visitantes frequentes no site. Dessa forma, é mais fácil alcançar novos clientes, com grandes chances de conversão.

Campanhas apenas para chamadas (Call Only)

mais voltado para empresas que preferem contato via telefone, onde é possível configurar as campanhas apenas para ligações. Em vez de cliques, o Adwords gera chamadas automáticas.

Campanhas para aplicativos móveis

como o próprio nome já diz, esse recurso é direcionado para smartphones, onde é possível instalar aplicativos. As campanhas funcionam como “ponte” de interação entre consumidor e marca.

Anúncios para lista de e-mail

o Adwords recebe uma lista de e-mails e direciona os anúncios para determinado público-alvo.

O Google Ads

possui inúmeros benefícios, como a possibilidade de atrair visitantes mais segmentados, resultados a curto prazo, controle de investimentos através de relatórios que auxiliam na estratégia de divulgação. Através da utilização correta de palavras-chave, é possível aumentar seus rendimentos, já que a plataforma se baseia em desempenho.

Quanto preciso investir?

Para saber quanto você deve investir, basta calcular a média ponderada de todas as palavras-chave (CPC — custo por clique) que você utilizará e multiplicar pelo número de cliques necessários para obter o valor ideal de aplicação.

Busque produtos e serviços de alta demanda e procura, faça promoções em datas comemorativas e trabalhe par otimizar o seu orçamento. Converter o tráfego de sua campanha e estreitar o alcance para páginas semelhantes ao produto/ serviço que está sendo ofertado também é essencial para obter retornos positivos.

Por que investir no Google Ads?

não possui valor mínimo de investimento
o Retorno sobre Investimento (ROI) pode ser mensurado
possibilidade de segmentar preferências, idade, localização, entre outros
geração de tráfego para seu site de maneira rápida e efetiva

Gerenciamento de métricas

Como avaliar se minhas campanhas estão atingindo o resultado esperado? E quanto ao Retorno sobre Investimento (ROI), de que maneira posso gerenciar meus lucros?

Bom, existem métricas que o Google Ads disponibiliza para que os anunciantes possam acompanhar o desempenho dos anúncios e realizar ajustes, quando necessário. Confira abaixo, quais são os meios mais comuns:

Índice de Qualidade: trata-se de uma estimativa da qualidade dos anúncios e das palavras-chave. A medida do índice é feito com base em aspectos distintos, como taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino (a página da Web para a qual ele é direcionado depois de clicar no seu anúncio).

CPC: o Custo por Clique indica o impacto financeiro de sua campanha: quanto menor o CPC, maior é o seu ROI

Influência: se refere à opinião do Google sobre o grau de relevância de seus anúncios em relação as palavras-chave selecionadas.

Serviço com maior faturamento do Google, o Google Ads é uma ferramenta de monetização indispensável para quem possui um site e deseja aumentar a visibilidade de sua marca. No entanto, é fundamental estudar o funcionamento da plataforma para atingir o lucro pretendido.

Construa uma mensagem persuasiva e objetiva, correspondente ao formato no qual o anúncio será exibido (texto, áudio, etc) e não deixe de segmentar as campanhas de acordo com seu nicho de atuação. Crie chamadas para atrair o interesse e o clique do consumidor e atenda à expectativa que a sua publicidade gerou no usuário. Além de rentabilizar seu site, o Google Ads também é capaz de aumentar consideravelmente a visibilidade e a autonomia de seu negócio neste concorrido mercado digital.

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